Na Rota da Civilização Maia [México]: junho 2012
coisasdesempre-ribeiro.blogspot.pt . Todos os Direitos Reservados . . . . . .

10 junho, 2012

PLAYA DEL CARMEN


 
A Playa del Carmen é uma pequena vila piscatória, mas com enorme agitação noturna. Tem imensas lojas (óptimo local para comprar recordações), bares, discotecas, restaurantes, hotéis, praia de areia branca e mar azul-turquesa, onde se pode mergulhar e ver belos peixes borbulhar.











Na expectativa de ter feito sonhar quem assim o desejou, despeço-me com alegria.

Encontramo-nos na próxima viagem. Até já!

 

[FIM]



Caros Visitantes,
Para acesso a algumas das fotografias expostas, troca de ideias ou mesmo recolha de informação adicional sobre o tema deste blogue, agradeço que me contactem por correio eletrónico, através do seguinte endereço: amutante@live.com
No entanto, gostaria ainda de ressalvar que este endereço de correio eletrónico não deve ser utilizado para fins publicitários ou para qualquer outro tipo de abordagens desvinculadas deste blogue.
Obrigada! :-)


03 junho, 2012

TULUM




Ponto de partida do hotel, para a cidade arqueológica maia de Tulum.





[Miragem do Lagarto em Tulum]



A ida a Tulum, ainda que muito desejada, depois de uma noite mal dormida, surgiu quase por acaso. Na noite anterior, tinha ficado indisposta, após aventurar-me num banho de mar noturno e, possivelmente, uma digestão não consumada.


Assim que reuni forças, fiz-me ao caminho.
Apanhei um transporte público (uma espécie de carrinha, com capacidade para cerca de 13 pessoas), numa das paragens mais próximas do hotel. O preço do bilhete foi baratíssimo e parou muito próximo de destino almejado - Tulum.


Nesse dia, estava um calor infernal e a primeira coisa que fiz, antes de entrar em Tulum, foi refrescar-me com uma deliciosa água de coco bem gelada (por ali, os cocos são vendidos como gelados).





Mal pus os olhos em Tulum, fiquei fascinada com tamanha beleza paisagística e riqueza monumental maia... E o mar ali tão perto. :-)


A cidade de Tulum está rodeada por uma muralha, exceto na parte de acesso ao mar, que, certamente, terá assumido um papel defensivo, servindo também para delimitar a área sagrada. Esta muralha comporta cinco portas de acesso (duas a norte, duas a sul e uma a oeste).







[Templo do Deus Descendente]



















Nessa tarde soalheira, ainda houve tempo para caminhar até outra praia próxima de Tulum, antes de regressar ao hotel.

Durante esse aprazível momento, a presença de um polícia, que vigiava a zona, despertou-me a atenção. Na mão direita, carregava uma arma de fogo. Ao que parece, manter a arma pronta a disparar é uma prática local comum, conforme descrito na publicação "Desvio a Valladolid".